ESCOLA DE MANHENTE - PORTUGAL eTWINNING PROJECT: "WINDOW ON EUROPE: LOCAL TREASURES"

Tuesday, November 21, 2006

About History of my Country - PORTUGUESE DISCOVERIES



DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES - AGE OF PORTUGUESE DISCOVERIES

A Conquista de Ceuta – 1415


«Piedosa coisa era ouvir os gemidos daqueles mouros depois que foram arrastados da sombra dos muros da sua cidade (...) chorando a sua perdição (...) diziam eles:
-Oh cidade de Ceuta, flor de todas as outras da terra de África! Onde acharão os teus moradores (...) daqui em diante, os mouros (...) que vinham da Etiópia e de Alexandria (...) e das Índias e das outras muitas terras (...) cansados de tantas e tão ricas mercadorias? Onde acharão eles outro lugar tão semelhante onde possam lançar suas âncoras? (...) Quais de nós acharão agora, quando se levantarem das suas casas, as suas bestas carregadas de seda que nos vinha da cidade de Damasco ou das casas cheias de pedras preciosas da comunidade de Veneza ou os grandes sacos de especiarias que nos vinham dos desertos da Líbia? (...)»

Gomes Eanes de Zurara
Crónica da Tomada de Ceuta (adaptação)





Os portugueses iniciavam assim «A Era das Descobertas», antecipando-se a Castela e a qualquer outro país Europeu. Mais tarde veio-se a constar que Ceuta foi um sucesso militar, porque foi conquistada e um verdadeiro fracasso económico, porque as rotas do ouro africano e as especiarias, foram desviadas de Ceuta e os constantes ataques muçulmanos não permitiam o cultivo de cereais. Ceuta acabou por ser cercada por marroquinos de 1415 até 1419. Em 1580 passou para dominação de Espanha, sendo-lhe atribuída pelo «Tratado de Lisboa», de 1688.




Conquest of Ceuta - 1415

The Portuguese began with the conquest of Ceuta the “Age of Discoveries”, before Castela (Spain) and any other European country. Later the Portuguese became aware that the conquest was a military success, because the city was conquered but it was a true economic disaster because the routes of the African gold and spices were changed from Ceuta and the regular moslem attacks didn’t allow the growth cereals.. Ceuta ended up surrounded by Moslems from 1415 to 1419. In 1580 it became a Spanish domain due to the “Tratado de Lisboa” (treaty of Lisbon) in 1688.

Xavier Sousa
Ana Gomes
Rui Pereira

Sunday, November 12, 2006

About our partners: os nossos amigos




Agne Krasauskaite - 7a form
Enrika Baltrimaviciute - 7b
Gabriele Kloniunaite - 7b
Martyna Narkeviciute - 7b
Vitaute Vareikaite - 7b
Ruta Jadzeviciute - 8b
Ugne Kazlauskaite - 8b
Tomas Peleckas - 8b
Ieva Suslaviciute - 8b
Kasparas Kazakevicius - 8c
Evaldas Mikonis - 8c
Ieva Pakstyte - 8c
Jovita Razmaite - 8c
Dimitrijus Vasiljevas - 8c
Andrius Velminskas - 8c
Edgaras Gaizauskas - 8e
Viktorija Monkeviciute - 8e
Ugne Steponaviciute - 8e
Simona Scerbinskaite - 8e







About our partners: Lituânia - o País - Lietuvos Respublika




Alguns dados sobre a Lituânia (Lietvu)

Língua oficial: Lituano
Capital: Vilnius
Presidente: Valdas Adamkus
Primeiro-ministro: Gediminas Kirkilas
Área Total 65,200 km²

População

- Total (Jul 2003): 3,592,561

Densidade: 55.1 h/km²

Independência do Império Russo

- Declarada 16 Fev. de 1918 - Reconhecida: 12 de Julho de 1920

Moeda Litas
Fuso horário UTC +1
Hino nacional Tautiska Giesme
TLD (Internet) .LT
Código telefónico 370


Localização: nordeste da Europa, às margens do Mar Báltico, entre a Letônia e a Rússia

Coordenadas geográficas: 56,00 N / 24,00 E
Área total: 65,200 km²
Linha costeira: 99 km
Terreno: planícies, muitos lagos pequenos espalhados, solo fértil
Pontos extremos de altitude:
ponto mais baixo: Mar Báltico 0 m
ponto mais alto: Juozapines/Kalnas 292 m




A mais larga e populosa das Repúblicas Bálticas, a Lituânia é um país com uma pequena costa arenosa de aproximadamente 100 quilómetros; destes apenas 40 quilómetros são abertos ao Mar Báltico. O maior porto de águas quentes do país é o de Klaipeda, localizado na desembocadura do golfo de Kursiu (uma lagoa rasa que se extende ao sul de Kaliningrad e que separa-se do Mar Báltico por um enorme banco de areia de 100 km). A reserva natural do golfo de Kursiu – o Parque Nacional Kursiu Nerija – é considerada Património da Humanidade pela UNESCO.
O rio Nemunas e alguns de seus afluentes são usados para a navegação fluvial. Situada entre as latitudes 53,53 e 56,27 N e longitudes 20,56 e 26,50 L, a Lituânia é glacialmente plana – execpto por colinas de morainas em planaltos do oeste e nas montanhas do leste, não superiores, entretanto, a 300 metros. O terreno é marcado por numerosos lagos pequenos e pântanos, e também por zonas de floresta que cobrem cerca de 30% do país. A estação de cultivo dura cerca de 169 dias no leste e 202 dias no oeste; a maioria das fazendas firma-se sobre solos arenosos e argilosos. Pedra calcária, argila, areia e cascalho são alguns dos recursos primários naturais da Lituânia. A plataforma continental possui reservas estimadas em 1,6 milhões de metros cúbicos de petróleo



Vilnius é a ciptal da Lituânia, tem cerca de 600 mil habitantes.
Vilnius é o principal centro económico da Lituânia e um dos maiores centros financeiros dos Estados Bálticos. Mesmo que tenha somente 15% da população lituana, Vilna produz cerca de 35% do PIB. Conforme mostra as pesquisas, o PIB da capital baseado na paridade do poder aquisitivo, em 2005 o PIB per capita foi de US$ 33.100, superior à média da União Europeia.
Vilnius é também o maior centro administrativo da Lituânia com todos os principais centros políticos, econômicos, sociais, e culturais do país.



A escola JONAVA JUSTINAS VAREIKIS, fica localizada no condado de Kaunas (Kauno apskritis) e fica localizada na cidade de JONAVA que tem cerca de 35 mil habitantes.